quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Projeto de Capacitação "Oficina de Origami e Kirigami"

Professora Débora Cidade Campos M. de Souza
C.E.Profª Ruth Taldo França - Andorinhas - Magé - RJ
Turmas: 801-802-901-902-2001-2002
11-11-2013

Oficina de Arte Japonesa

kirigami e origami

Projeto se desenvolve em metodologia de embasar novos caminhos educacionais e educativos, para que os alunos aprendam e reproduzam e assim garantam conhecimentos e habilidades necessárias para realizar atividades na qual venha necessitar deste domínio em seu currículo e aplicação.
A atividade de origami e do Kirigami tem sido utilizado no Japão e na China há milênios como uma terapia, que tem resultados favoráveis a qualidade de vida e resolutividade de problemas relacionados com problemas de fator emocional e racional.
A oficina vem, por intermédio de uma atividade, onde apenas se faz uso do papel  e o dedo opositor (bisturi,estilete-avançado) em conjunto com as mãos, afim de produzir artesanato e trazer momentos de tranquilidade e produção artística. Do mesmo modo auxiliar a melhorar sua concentração e desenvolver melhor sua coordenação motora e motora fina.
Indicados para todas as idades, em modalidades mais relacionais entre as idades e sua compreensão de finalidade e criatividade.
O projeto visa a capacitação de profissionais em atividades de magistério, artesanato, educação artística o desenvolvimento físico motor, assim do mesmo modo que a coordenação motora e o controle emocional e psíquico.

Fundamentos Teóricos
As artes japonesa vem a este encontro, trazendo em seu conteúdo rico em filosofia do ensinar e aprender, que o mestre não detém todo o conhecimento, mas se aprende a compartilhar aprendizados e experiências e desse processo, todos saem ganhando com o conhecimento e a descoberta de novos rumos.

Objetivos Gerais
  • Capacitar profissionais de educação a trabalhar com produções artísticas e manuais;
  • Aprimorar conceitos de artes e técnicas de produção;
  • Desenvolver coordenação motora e motora fina;
  • Auxiliar o participante da oficina a adquirir conhecimentos básicos de algumas técnicas japonesa de produção artística;
  • Comparar e mesclar técnicas para se recriar um novo estilo ou técnica.
Metodologia
Fundamentos teóricos por meio de textos (apostila), designando origem e o contexto histórico da escrita e do papel. O surgimento das artes orientais com o papel, moldes diversos;
Divisão de grupos, para 4 tipos básicos de técnica de origami e kirigami. Construção de trabalhos em papel sem modelo visível, para que o aluno processe as etapas, visando aprender a técnica e as formas conseguidas pelas dobras, por meio de prática demonstrativa.
Aprendizado de formas e contraposições de dobras e mesclagens de cortes, com ou sem colagem.

Avaliação
Calma, paciência, destreza, raciocínio lógico e perspectivo mais rápidos, domínio de tempo e resoluções ponderadas, assim como desenvolvimento motor fino e mobilidade de sinapses cerebrais mais intensas, condicionam o praticante a produzir um ponto de equilibrio maior e mais proximal em relação a uma vida cotidiana mais intensa e conturbada.
A oficina consiste basicamente de uma terapia utilizada a mais de 3 mil anos no oriente e no ocidente surge como proposta amenizadora dos conflitos internos e externo do ser humano, quando condicionados a produzir sensações de alívio e relaxamento para as tensões diárias.

Aos interessados em formar um grupo e experimentar o Origami e Kirigami
entre em contato:
deborameltaina@gmail.com
deboracidadesouza@gmail.com
Cel (21) 986559037

Um comentário:

Anônimo disse...

q legal!! ronaldo tomaz